ESTUDE NA UNIT
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Pós-graduação em
Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Neurodesenvolvimento

INSCREVA-SE JÁ!

CLIQUE AQUI

A Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Neurodesenvolvimento, surge no intuito de atender uma exigência de mercado, pois não existe uma área única que não sofra com os impactos da demanda crescente por profissionais cada vez mais capacitados e que possam desenvolver tarefas com mais conhecimentos e competências voltadas ao público que possui distúrbio e/ou transtornos cognitivos.

Encontros Quinzenais
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 17h

Previsão de Início: Março 2025

Conheça mais sobre o nosso curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Neurodesenvolvimento

A Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Neurodesenvolvimento, surge no intuito de atender uma exigência de mercado, pois não existe uma área única que não sofra com os impactos da demanda crescente por profissionais cada vez mais capacitados e que possam desenvolver tarefas com mais conhecimentos e competências voltadas ao público que possui distúrbio e/ou transtornos cognitivos.

Carga horária
360 horas

Encontros Quinzenais
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 17h

Previsão de Início: Março 2025

Quais são os diferenciais
dessa pós-graduação?

Capacita os profissionais com habilidades no contexto psicopedagógico, com condições de prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

Desenvolve estratégias educacionais que facilitem o processo de inclusão social. Conteúdo atualizado, com atividades que permitem ao profissional um entendimento completo que envolve a sua aplicabilidade no mercado de trabalho.

Prática Supervisionada.

Confira as disciplinas

Carga Horária: 20h
Conceitos de Criatividade e Inovação.
Pensamento e Processo criativo:
elementos, estrutura e dinâmica;
Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente.

Carga Horária: 20h
Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.

Carga Horária: 20h
Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade.
Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.

Carga Horária: 20h
Conceitos de crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais; Estágios de crescimento e desenvolvimento físico e motor. Crescimento somático e composição corporal. Maturação biológica. Habilidades Motoras Básicas. Motricidade no desenvolvimento do ser humano. Organização funcional do sistema neuromotor. Estágios da aprendizagem motora. Principais tipos e causas de atraso do DNPM.

Carga Horária: 20h
Fundamentos da neurociência cognitiva considerando a genética do comportamento e mediação neural dos processos mentais, sob a perspectiva de homem como ser biopsicossocial. Aspectos neurofuncionais do comportamento humano: Funções executivas, conativas e cognitivas. Neuropsicologia e comportamento humano; linguagem, atenção e memória; emoções e sentimentos. Introdução aos problemas da Neuropsicologia e Neuroeducação: Doenças do cérebro e da mente. Epidemiologia das doenças do cérebro e da mente; Definição dos transtornos neuropsiquiátricos.

Carga Horária: 30h
Conceitos e pressupostos filosóficos da ABA. Princípios Éticos. Princípios Básicos da Análise do Comportamento Aplicada: comportamento respondente (reflexo inato
e aprendido) e operante, condicionamento, reforçamento, extinção e punição. Reforço diferencial, controle de estímulos, modelagem comportamental, encadeamento de respostas.

Carga Horária: 30h
Análise do comportamento verbal aplicada: habilidades verbais e o seu processo de ensino. Comunicação alternativa. O pareamento dos estímulos. O contato visual. A importância do seguimento de instrução. Sentar, esperar, imitar, apontar: habilidades inicias importantes. Habilidades sociais: atenção compartilhada. Autorregulação e habilidades socioemocionais. A importância do brincar socialmente e da interação grupal.

Carga Horária: 20h
Linguagem, cognição e o processo de aprendizagem do TEA, TDAH. Transtornos e distúrbios específicos da aprendizagem: Avaliação e Intervenção. Aspectos Psicossociais e Cognitivos.

Carga Horária: 20h
Definição dos processos psicológicos básicos e gerais da cognição humana. Atenção, Percepção e Memória. Emoção:
Conceitos e Categorização. Resolução de Problemas e Linguagem. Processo Escolar de Ensino-aprendizagem e pessoas que possuem distúrbio e/ou transtornos
cognitivos.

Carga Horária: 20h
Adaptação curricular para pessoas público alvo da Educação Especial, sobretudo do TEA. Estrutura e elaboração do PEI. O Plano de ensino individualizado no
contexto educacional e interconexões no contexto clínico.

Carga Horária: 20h
ABA e inclusão escolar. Análise do comportamento aplicada e educação. Comportamento simbólico e alfabetização.
ABA e interdisciplinaridade. A importância da família e o treinamento em ABA. ABA e o processo de aprendizado da generalização. Atividades e estratégias da ABA na escola..

Carga Horária: 20h
A Análise Aplicada do Comportamento e o docente frente a avaliação e o manejo de problemas de comportamento, TEA, TDAH e outros distúrbios. Tipos de comportamentos considerados inadequados de maior prevalência em crianças e adolescentes com TEA. Procedimentos e Orientações aos docentes para manejo comportamental
considerados difíceis ou socialmente inadequados em sala de aula baseadas na Análise do Comportamento Aplicada.

Carga Horária: 30h
Processo inicial e protocolo de avaliação. Processo de Intervenção. Introdução e diagnóstico do TEA: Sensorial e Motor. Métodos de intervenção: Teacch, ABA, PECS, Padovan, Floortime e Montessoriano. Prática e oficina.

Carga Horária: 60h
Vivência para aplicação e desenvolvimento da avaliação. Elaboração de programas de um caso clínico, sob supervisão do professor. Oficina e prática.

Carga Horária: 20h
O Caráter conhecimento. A questão do método cientifico de pesquisa. Elaboração do projeto de Pesquisa. Normas e
procedimentos para elaboração de trabalhos científicos (relatórios técnicos, teses e monografias). Seminário para exposição em Banner das atividades de campo (prática supervisionada dos grupos).

Investimento

MATRÍCULA *

PARCELAS DE

Benefícios

**Matrícula a partir de * e 15% de bolsa nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando

**Matrícula a partir de * e 20% de bolsa para EGRESSOS UNIT nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando


**Consulte condições de bolsa, parcelamento e cursos elegíveis em unit.br/regulamentos.

Conheça alguns professores

Coordenação

Ana Noriko
Ana Noriko

Bacharel em Psicologia; Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda em Educação.

Corpo Docente

Giedra Marinho
Lattes
Giedra Marinho

Bacharel em Psicologia, Mestre em Educação para o Ensino em Saúde; Especialista em intervenções clínicas na infância e adolescência, Analista comportamental (Especialista em ABA); Supervisora ABA, Professora em cursos de graduação e pós-graduação.

André Cabral
Lattes
André Cabral

Bacharel em Psicologia; Psicanalista, Mestre em Gerontologia e Doutor em Psicologia Clínica.

Deborah Capozzoli
Lattes
Deborah Capozzoli

Bacharel em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda em Psicologia Clínica.

Veja também outros cursos da área

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69
21 PARCELAS DE:
R$ 337,69

Presencial

Matrícula: R$ 69,90
24 PARCELAS DE:
R$ 320.90

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69,00
24 PARCELAS DE:
R$ 315,60

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69
24 PARCELAS DE:
R$ 337,69


Confira nosso blog

Ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre
nossa Pós-graduação?

Realize um cadastro rápido para obter outras informações e comece a trilhar uma carreira de sucesso com a Unit Pós!