A Engenharia de Produção é eclética, com perfil multidisciplinar e visão integrada dos sistemas de produção de bens e de serviços. Suas atividades principais são analisar, avaliar, projetar, otimizar e resolver problemas em sistemas integrados por pessoas, materiais, equipamentos, recursos financeiros, tecnologia, informação e energia de forma social e ambientalmente responsável, não somente em indústrias e serviços, mas também desempenhando atividades na administração pública e na análise de investimentos.
O Engenheiro de produção é capacitado para atuar na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade dos processos agregando valor a todas as áreas envolvidas na gestão de sistemas produtivos e estando apto, em decorrência de sua sólida formação científica, tecnológica e profissional a desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas; planejar e controlar a produção dos diversos setores; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia de produção; Realizar o gerenciamento de estoque; gerenciar a manutenção de equipamentos; realizar o levantamento das viabilidades técnicas e econômicas de um empreendimento; garantir a qualidade de produtos; realizar planejamento estratégico para administração de empresas e indústrias e realizar análise estatística de processos para otimizar e melhorar a produção.
A Engenharia de Produção deve gerir as áreas de uma empresa de forma integrada, considerando como cada um delas enquadra-se dentro do conjunto que compõe um sistema produtivo e é a intersecção entre as necessidades das organizações, do produtor e dos seus clientes, solucionando os diversos entraves inerentes a estes, através do conhecimento das ciências matemáticas, físicas, sociais, ferramentas, técnicas, princípios e métodos que darão suporte à tomada de decisão baseada na predição, especificação, avaliação, verificação, planejamento, monitoramento, controle e execução das atividades inerentes a um processo.
Como dá para perceber, na graduação em Engenharia de Produção há uma forte ênfase nas disciplinas da área de exatas.
O mercado de trabalho do Engenheiro de Produção abrange tanto o setor primário (setor extrativo), como os setores secundário (indústria de transformação seja esta química, física ou biológica) e o terciário (setor de serviço). Sendo assim as indústrias, prestadoras de serviço, instituições de pesquisa e instituições de fomento ao desenvolvimento tecnológico, são exemplos de áreas nas quais os profissionais da Engenharia de Produção poderão desenvolver suas atividades.
Os Engenheiros de Produção possuem competências e habilidades que lhes permitem atuar em diversos segmentos industriais como o metalomecânico, naval, eletroeletrônico e da construção civil, no setor de petróleo, ou ainda no sistema bancário ou financeiro.
Quer saber mais sobre a graduação em Engenharia da Produção? Faça o download do e-book da UNIT!
Elayne Emilia Santos Souza, Coordenadora do curso,
doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes. Coordena os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes. Professora das disciplinas de Refino de Petróleo, Química orgânica e Estágio Supervisionado. Desde 2002 atua na área da educação com experiência didático/pedagógicas há 16 anos de docência, 8 anos de atividades de pesquisa com projetos vinculados ao CNPq, Petrobras e FINEP e 2 anos em indústrias de Petróleo.
Presencial
Matutino | Noturno
O curso de Engenharia de Produção da Unit foi autorizado através da Portaria GR Nº063/2009, de 16 de novembro de 2009.
Bacharelado em Engenharia de Produção
Carga horária: 4200 horas
Duração do curso: 5 anos
____________________
Realize o seu cadastro!