É a parte da Engenharia que se ocupa dos estudos e aplicações da eletricidade, assim como do eletromagnetismo e da eletrônica. Ramo dos mais antigos entre as Engenharias, surgiu em meados do século XIX, acompanhando os movimentos de comercialização e distribuição da energia elétrica.
Atualmente, no Brasil, a eletrônica possui grande ênfase na abordagem e nos conteúdos da faculdade de Engenharia Elétrica.
10 semestres
Matutino
Noturno
Clique aqui para selecionar uma instituição.
A duração da faculdade de Engenharia Elétrica é, em média, 5 anos.
Além da Eletrônica, a grade curricular contempla disciplinas como Eletromagnetismo, Controle e automação dos Processos, Instrumentação Eletroeletrônica, Instalações elétricas. Também inclui as básicas Matemática, Física e Química.
A prática através de um Estágio Supervisionado e o Trabalho Final de Curso são obrigatórios.
O curso de Engenharia Elétrica conta com uma equipe de professores qualificados, estrutura virtual e presencial de ponta, metodologia de ensino atualizada, conteúdos modernos e adequados para o mercado de trabalho, suporte acadêmico e acesso ao conhecimento prático.
Então, alguns diferenciais da Unit que são destaques na formação do estudante são:
Para preparar os estudantes de Engenharia Elétrica para o mercado de trabalho, a Unit conta com uma equipe para auxiliar na construção da carreira de seus alunos. Eles podem participar de simulações de entrevistas e receber suporte na elaboração de seus currículos.
Além disso, o programa oferece vagas de emprego, estágios e serviços de capacitação.
Já pensou em fazer cursos de inglês, espanhol, francês e Libras, em horários alternados, com uma equipe de professores com vivência internacional? Na Unit você pode!
Também há a possibilidade de realizar intercâmbio acadêmico ou conhecer alunos estrangeiros da área de Engenharia Elétrica por meio dos programas de Internacionalização da Unit!
O curso de Engenharia Elétrica da UNIT tem como objetivo geral formar cidadãos profissionais conscientes dos seus direitos e deveres, com amplos e sólidos conhecimentos teórico-práticos, alicerçados em formação humanista, com capacidade de desenvolver ações de solidariedade, dialogarem com profissionais de outras áreas e participarem, com responsabilidade e competência, do processo de desenvolvimento local, regional e nacional. Para tanto, o curso de Engenharia Elétrica deverá formar profissionais com um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas, aptos a atuar profissionalmente em espaços com uma visão ampla e global, respeitando os princípios legais e éticos.
Quem se forma em Engenharia Elétrica está apto a lidar com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como no desenvolvimento de componentes eletrônicos e na elaboração e manutenção de projetos de instalações elétricas. Há uma grande diversidade de aplicação dos estudos adquiridos numa faculdade de Engenharia Elétrica. Um engenheiro eletricista pode trabalhar em empresas de telecomunicações e computação, indústria de equipamentos e componentes eletrônicos e consultorias. A automação é uma vertente que promete um potencial crescimento e representa uma interessante fonte de demanda de engenheiros elétricos.
Um argumento a favor da escolha por esta formação é que há muitas oportunidades de trabalho para um engenheiro eletricista. E esse quadro só tende a melhorar. No Brasil, está previsto para os próximos anos altos investimentos em redes de distribuição e transmissão de energia. Todo esse contexto demanda mão de obra especializada e uma graduação em Engenharia Elétrica pode oferecer os recursos para esse fim. Se quiser saber mais sobre esse curso, faça aqui um download do ebook e atualize-se!
E-mail: nelson.antonio@souunit.com.br
Máquinas De Fluxo, Pesquisa Operacional, Fundamentos De Comunicações, Fundamentos P. C. E A. De Computadores, Sistemas Digitais, Equipamentos Elétricos, Proteção de Sistemas Elétricos, Sistemas Elétricos de Potência
Regime: Horista Ingresso: 13/02/2009 Lattes
Regime: Parcial Ingresso: 17/01/2024