Considerada a Engenharia universal, por combinar conhecimentos da química, biologia, física, computação e matemática, a Engenharia Química é responsável por projetar, executar e operar plantas químicas industriais, assim como todos os processos relacionados à produção.
A graduação em Engenharia Química está dedicada a formar profissionais capazes de conceber, desenvolver e aplicar unidades industriais que concretizam processos e produtos químicos.
Apesar de parecer abstrata e distante da realidade, essa profissão está bastante presente no nosso cotidiano. Isso porque a Engenharia Química ocupa-se de realizar processos químicos para transformar matéria-prima em produtos adequados ao uso, como cosméticos, medicamentos e alimentos.
10 semestres
Matutino
Noturno
A faculdade de Engenharia Química outorga habilitação de bacharelado e possui duração de, em média, 5 anos. As ciências básicas (Matemática, Física e Química) estão presentes na grade curricular, assim como ocorre nas outras Engenharias. E isso vale também para certas matérias complementares, como Controle e Instrumentação de Processo, Indústrias Químicas, Cinética e Cálculo de Reatores, Bioengenharia, Microbiologia e Bioquímica Industrial, Análise Instrumental, Materiais para Indústria Química, Fenômenos de Superfície e Eletroquímica, entre outras. A Bioquímica, a abordagem das transformações dos materiais e o aprofundamento da Química serão os grandes diferenciais na graduação de Engenharia Química.
Confira aqui o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Química
O curso de Engenharia Química conta com uma equipe de professores qualificados, estrutura virtual e presencial de ponta, metodologia de ensino atualizada, conteúdos modernos e adequados para o mercado de trabalho, suporte acadêmico e acesso ao conhecimento prático.
Então, alguns diferenciais da Unit que são destaques na formação do estudante são:
Para preparar os estudantes de Engenharia Química para o mercado de trabalho, a Unit conta com uma equipe para auxiliar na construção da carreira de seus alunos. Eles podem participar de simulações de entrevistas e receber suporte na elaboração de seus currículos. Além disso, o programa oferece vagas de emprego, estágios e serviços de capacitação.
Já pensou em fazer cursos de inglês, espanhol, francês e Libras, em horários alternados, com uma equipe de professores com vivência internacional? Na Unit você pode! Também há a possibilidade de realizar intercâmbio acadêmico ou conhecer alunos estrangeiros da área de Engenharia Química por meio dos programas de Internacionalização da Unit.
Exercer de forma plena a Engenharia Química, atuando em diversos setores e que sejam capazes de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processos em geral, antecipando-se e propondo soluções que sejam corretas dos pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental, sendo estes profissionais conscientes dos seus direitos e deveres, com amplos e sólidos conhecimentos teórico-práticos, fundamentados nas ciências básicas, ciências da engenharia, projetos e humanidades, com um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas, aptos a atuar profissionalmente em espaços com uma visão ampla e global, respeitando os princípios legais e éticos com fácil adaptação às rápidas mutações do universo tecnológico no qual a engenharia química está inserida.
- Pesquisar e analisar os processos de produção usados nas indústrias e laboratórios;
- Aperfeiçoar as técnicas de extração, de transformação e de utilização de matérias-primas que serão transformadas em produtos destinados à indústria ou ao consumidor;
- Projetar e acompanhar a construção, a montagem e o funcionamento de instalações e fábricas de preparo e tratamento químico;
- Formar profissionais com capacidade reflexiva, dotados de senso crítico, de ética e de competência técnica, com visão humanitária, ética, comprometidos com a preservação do meio ambiente e o seu desenvolvimento sustentável;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Química nos processos industriais;
- Averiguar os processos de operação e manutenção de sistemas;
- Propor estudos e análises dos impactos das atividades da Engenharia Química no contexto social e ambiental, com responsabilidade profissional;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Química;
Terminada a graduação em Engenharia Química, o profissional encontrará uma diversificada gama de opções para atuar. Uma vez que se fundamenta em processos de transformações físico-químicas, essa formação habilita o estudante a realizá-lo através de distintas espécies de matéria-prima. E, Portanto, também há uma variedade de ramos para dedicar-se. Ou seja, é possível trabalhar na área de alimentos, fármacos, cosméticos, tintas, papel e celulose, explosivos, materiais de construção civil, indústria química de base, entre muitos outras vertentes.
A graduação em Engenharia Química é o primeiro passo para sua carreira como Engenheiro Químico, onde você será capaz de projetar e operar plantas industriais, criar procedimentos para a extração de matérias primas para empresas, entre outras coisas. É o caminho mais curto e simples para o desenvolvimento e para a realização dos seus sonhos profissionais em uma carreira de sucesso em uma das profissões que possui uma grande necessidade de profissionais qualificados no mercado.
E-mail: nelson.antonio@souunit.com.br