O fisioterapeuta é um profissional egresso do curso de Fisioterapia que atua na prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação dos pacientes. Acompanha, ainda, a evolução do quadro clínico e estimula as condições de alta. Conheça os pontos altos da profissão!
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o fisioterapeuta é um profissional de saúde capacitado a diagnosticar distúrbios relacionados ao movimento.
Conheça a seguir áreas da fisioterapia e como este profissional atua no mercado e na rotina de um profissional.
Fisioterapia e mercado de trabalho
Atualmente, o Brasil conta com mais de 240 mil fisioterapeutas registrados. Caso você opte por essa carreira, pode esperar receber uma média de R$ 2.188,62 por mês.
Quanto à jornada de trabalho, a lei prevê que o fisioterapeuta deve trabalhar no máximo 30 horas por semana.
O foco das áreas da fisioterapia é prevenir e tratar distúrbios relacionados ao movimento e habilidades físico-motoras. Por isso, o curso superior o capacita a identificar se tais condições foram geradas por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas.
Isso é importante para decidir em qual direção seguir, fundamentando suas ações em mecanismos terapêuticos apropriados para cada caso.
O que o fisioterapeuta faz no dia a dia?
Quando o fisioterapeuta assume um novo paciente, ele se informa acerca do histórico de saúde e realiza exames físicos. Em seguida, desenvolve-se um plano de tratamento adaptado às necessidades e limitações do paciente.
Enquanto para alguns a massagem pode aliviar a dor, outros precisam de estímulos elétricos para ajudar os músculos a contrair, por exemplo.
Possibilidades de áreas de atuação
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fisioterapeuta pode trabalhar com pessoas que ainda não sofreram lesões, mas precisam de acompanhamento deste profissional por algum motivo, como é o caso dos atletas.
Daí a importância de se especializar após concluir a graduação.
Você pode trabalhar com:
- Fisioterapia cardiopulmonar - ajudando os pacientes que enfrentam doenças cardíacas ou pulmonares a reconquistar resistência após uma cirurgia;
- Fisioterapia geriátrica - é outra possibilidade, onde você é responsável por lidar com as necessidades especiais dos idosos e ajudá-los a manterem-se ativos na medida do possível;
- Fisioterapia ortopédica - atuação profissional mais popular, geralmente requisitada após uma lesão ou cirurgia ortopédica, incluindo terapias como massagem, manipulação de articulações, exercícios, calor ou aplicação a frio e estimulação elétrica;
- Fisioterapia esportiva - você trabalha, neste caso, ao lado dos preparadores físicos para ajudar os atletas a recuperar o desempenho comprometido e prevenir lesões.
Quero fazer uma graduação em Fisioterapia! Onde posso estudar?
E se o seu sonho é ingressar profissionalmente em uma das muitas áreas da fisioterapia, você pode realizar tal desejo estudando aqui na Unit!
Com duração de 5 anos, o curso de Fisioterapia te ajuda a conquistar o profissionalismo na saúde, se comprometendo com a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Acesso o e-book sobre o curso ou a página da faculdade de Fisioterapia para saber mais da graduação e começar o quanto antes a carreira profissional!
Leia também:
Como é a Faculdade de Fisioterapia?
A importância no oferecimento de cursos na área da saúde
O crescimento do mercado de trabalho na área de Enfermagem
E-nook: Curso de Fisioterapia
Referências:
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional