Conhecer quais os tipos de mentoria existem é o primeiro passo para quem tem interesse. Veja aqui tudo que precisa para fazer a melhor escolha!
Na vida pessoal, quando nos deparamos com algum tipo de problema ou simplesmente nos sentimos perdidos, desmotivados, ou sem saber o que fazer, buscamos a ajuda de amigos, familiares e outras pessoas em que reconhecemos a sabedoria.
Mas e quando essa sensação de incerteza, a dificuldade com um problema que parece insolúvel ocorre na vida profissional, a quem podemos recorrer?
É muito comum nos sentirmos confusos e sem rumo, como se estivéssemos parados na carreira, sem nenhum tipo de progresso.
Isso ocorre por diversos fatores, dificuldades em resolver problemas no trabalho, descontentamento com a remuneração, dúvida sobre qual curso fazer ou mesmo a vontade de mudar radicalmente de profissão, mas sem saber como e para qual.
Outra ocasião muito frequente em que a mentoria surge como solução direta é ao ingressar em cursos, principalmente de faculdade, em que calouros possam se sentir desconfortáveis, inseguros ou apenas alheios à informações essenciais.
Diante de situações como estas é que os serviços de um mentor são indicados, procurados e muito bem vindos.
Este profissional, além de possuir uma vasta experiência profissional, é especializado em ajudar outros profissionais a se desenvolverem por meio de ações estratégicas que visam o aprendizado de habilidades e competências pelo cliente.
Isso, a fim de que a pessoa alcance os seus objetivos.
E para você fazer a melhor escolha, reunimos aqui os principais tipos de mentoria e em quais situações é indicado procurar cada uma delas. Mas antes disso, é importante conhecer como funciona uma mentoria na prática.
O processo da mentoria tem como característica ser muito adaptável, uma vez que o foco são as necessidades do cliente. Deste modo, o planejamento a ser seguido pode apresentar inúmeros formatos e ações diferentes.
Vale ressaltar que a mentoria também pode ser feita em grupo, sejam pessoas que trabalham juntas ou que possuem um propósito em comum e gostam do aprendizado coletivo. Nesse caso, o procedimento prático é igual ao da mentoria individual.
De forma genérica, toda mentoria é organizada em uma agenda de reuniões entre o mentor e o cliente, também chamado de mentorado.
A primeira reunião é o momento em que são traçados os problemas, objetivos e expectativas do mentorado em relação à mentoria e a partir delas o planejamento é feito pelo mentor.
Com todo o cenário exposto, o mentor irá elaborar, sempre em conjunto com o mentorado, ações estratégicas de curto e médio prazo para que o cliente alcance os seus objetivos através de ações práticas que envolvem diversos tipos de mudança.
Nas reuniões seguintes, novas ações são planejadas de acordo com o feedback do cliente.
Para alcançar os nossos desejos profissionais da melhor forma, é primordial reconhecer qual a nossa necessidade e em que tipo de mentoria ela melhor se encaixa. Deste modo, podemos encontrar o mentor ideal para o nosso cenário.
Apresentamos a seguir os tipos de mentoria mais buscados no mercado atualmente.
Essa modalidade consiste em uma monitoria dentro do ambiente estudantil, com um aluno veterano dando apoio a um calouro.
Como dito antes, é comum que estudantes universitários de primeira viagem se sintam deslocados e até inseguros quando começam a vida acadêmica.
Por isso, a mentoria na faculdade assegura ao aluno uma recepção ao ambiente, com instruções de quem passou por várias situações na faculdade e que conhece as instalações, os professores, as disciplinas e, principalmente, o ritmo e rotina de estudos.
Assim, auxiliando o monitorado de modo que se sinta bem, confiante e em plenas condições de desenvolvimento ao longo do curso.
Essa mentoria é muito realizada por estudantes familiarizados ou interessados em cursos de licenciatura, intercâmbios estudantis e carreira pedagógica. Sendo que esse último contexto pode ser aprofundado com um mestrado em Educação.
Ser um líder de equipe não se resume a decidir funções, estabelecer metas e avaliar resultados em relatórios técnicos.
A liderança demanda competências específicas para lidar com as pessoas de forma positiva, de modo a criar um ambiente em que cada funcionário se sinta parte do todo e dê o seu melhor todos os dias.
Os mentores em liderança atuam no desenvolvimento das habilidades de comunicação, de gestão estratégica, de relacionamento humanizado, prática de feedback e diversas outras que irão tornar o mentorado em um verdadeiro líder.
A mentoria de Carreira é ideal para aqueles que estão iniciando a sua vida profissional, mas não sabem se o melhor é cursar Enfermagem ou Medicina, por exemplo. E mesmo para quem quer trabalhar em área específica, mas não sabe o caminho para chegar lá.
Descobrir seus pontos fortes e fracos, quais características formam a sua personalidade e qual profissão melhor se encaixam dentro do seu perfil, planejar uma transição de carreira segura e eficiente, são alguns dos auxílios que este mentor poderá lhe fornecer.
Quando o assunto é vida financeira muitas pessoas ficam desconfortáveis, seja por não conseguirem economizar ou mesmo por não saber o que fazer com o dinheiro sobra.
Se você é uma dessas pessoas, a mentoria de finanças vai te ajudar a ser alguém mais organizado nesse sentido, sabendo tomar as melhores decisões financeiras.
Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas não é uma tarefa simples.
Decidir qual segmento de negócio, onde abrir, como divulgar, enfim, são grandes dificuldades na hora de decidir sair da vida de empregado e se tornar dono de empresa. Da mesma forma, fazer com que a empresa seja sempre lucrativa é um desafio constante.
E para te ajudar nestas tarefas, o mentor em empreendedorismo é o profissional perfeito.
Por contar com uma vasta experiência no gerenciamento empresarial, este mentor poderá te auxiliar e ensinar os melhores caminhos em qualquer etapa, da abertura até a maximização dos resultados.
Agora que você já conhece quais os principais tipos de mentoria e as situações em que se aplicam, busque o mentor ideal para te aconselhar e deixe aquele sentimento de indecisão no passado.
E caso já se veja como alguém com muita experiência na sua área de atuação e tem interesse em fazer carreira ajudando outras pessoas a se desenvolverem, basta se tornar um mentor realizando o curso de Coaching e Mentoring.
lLeia mais:
O que é mentoria de carreira?
Programa de mentoria: entenda como funciona
Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?
Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?