O engenheiro químico tem grandes oportunidades de trabalho, no mercado nacional, com bons salários, desde o início da carreira. Esse profissional atua no acompanhamento de todos os tipos de transformações físicas e químicas que ocorrem nos processos industriais.
Está ainda sob a responsabilidade do engenheiro químico a supervisão dos processos de produção, o desenvolvimento de novos produtos e o impacto ambiental destas atividades, a compreensão dos processos físico-químicos, de segurança, fiscalização, expansão, transporte e armazenagem de toda a cadeia industrial.
Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Engenheiro químico, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.
O engenheiro químico é responsável por projetar, construir, comandar plantas e processos industriais dentro das indústrias de petróleo, biotecnológica, farmacêutica, alimentícia ou em qualquer outro setor, em tudo que envolva a transformação de matérias em produtos.
Esse profissional compreende os processos físico-químicos, de segurança, fiscalização, expansão, transporte e armazenagem de toda a cadeia industrial. Ele também aplica, em grande escala e com eficiência, os processos laboratoriais, além de compreender os diversos fatores que envolvem a gestão de uma indústria de transformação.
Para esse fim, o engenheiro químico elabora documentação técnica e legal, controla a qualidade e normas higiênicas e ambientais e supervisiona os processos de manuseio dos elementos, a fim de evitar contaminações e perdas durante todo o processo.
O profissional da área da Engenharia Química também pode atuar como supervisor de projetos e processos de produção, pesquisador e desenvolvedor de novos métodos produtivos e de extração, além de outras funções. Após a formação, esse profissional pode ter uma remuneração acima de 28 mil reais, de acordo com os dados do Caged, referentes ao ano de 2021.
O Engenheiro Químico pode trabalhar em diversas etapas da produção industrial, dentre elas:
Além de atuar no segmento industrial, o engenheiro químico pode também trabalhar como consultor autônomo, prestar concurso para cargos públicos ou até seguir a carreira acadêmica, como professor ou pesquisador de Universidades.
O curso de Engenharia Química tem duração de em média cinco anos e confere ao graduando o título de bacharel. O curso de Engenharia Química capacita profissionais para atuar na indústria, com conhecimento a respeito das transformações físico-químicas das matérias-primas.
Ao final do curso, o engenheiro químico estará apto para projetar, desenvolver e otimizar os processos industriais que envolvem as transformações químicas, físicas, biológicas e correlacionadas.
Além disso, durante o curso, os estudantes aprendem diversos conceitos da Química, Física e Matemática. O futuro Engenheiro Químico também realiza uma série de atividades práticas em laboratórios. Para finalizar a formação em Engenharia Química, é obrigatório a realização do estágio supervisionado e a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso de Engenharia Química pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com os melhores cursos de mestrado e doutorado do país.
Dessa forma, essa universidade tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.
Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.
Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!
O curso em Engenharia Química da Unit dedica-se a formar profissionais capazes de conceber, desenvolver e aplicar unidades industriais que concretizam processos e produtos químicos, aprendendo com a prática profissional ao longo de todo o curso para desenvolver competências técnicas e comportamentais.
Uma boa graduação é importante porque a Engenharia Química está presente no nosso cotidiano, ocupando-se de realizar processos químicos para transformar matéria-prima em produtos adequados ao uso, como cosméticos, medicamentos e alimentos.
Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!