O mercado farmacêutico oferece amplas oportunidades de emprego, destacando-se como uma área de alta empregabilidade que demanda profissionais especializados. Conheça mais sobre as possibilidades que a Faculdade de Farmácia oferece!
A missão da Faculdade de Farmácia é preparar seus alunos para atuar em diversos ramos, abrangendo fármacos, medicamentos, cosméticos, controle de qualidade e análise de alimentos.
Para exercer a profissão farmacêutica no Brasil, é imprescindível obter um diploma de bacharel em Farmácia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registrar-se no Conselho Regional de Farmácia do respectivo Estado.
Mercado de Trabalho Promissor
Os formados em Farmácia se deparam com um mercado de trabalho promissor, impulsionado pela grande demanda em várias áreas farmacêuticas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), aproximadamente 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão atualmente empregados.
Áreas de Atuação Profissional em Farmácia
Após a conclusão da graduação na Faculdade de Farmácia, os profissionais especializados têm à sua disposição diversas oportunidades de carreira. Alguns dos campos de atuação incluem:
1. Farmácia Clínica
Nesse segmento, o farmacêutico atua no aconselhamento sobre o uso adequado de medicamentos, podendo até prescrevê-los, e os consultórios farmacêuticos desempenham um papel vital ao auxiliar pacientes na busca por uma melhor saúde.
Além disso, há possibilidades de atuação na área de análises clínicas, bancos de órgãos, materiais biológicos, tecidos, células, bancos de sangue, entre outros.
Dessa forma, dentro da Farmácia Clínica, o profissional de saúde pode desempenhar funções como:
- Rastreamento em saúde;
- Consulta farmacêutica;
- Conciliação de medicamentos;
- Revisão da farmacoterapia;
- Acompanhamento farmacoterapêutico;
- Gestão da condição de saúde e outros.
2. Saúde Pública
Hoje em dia, as perspectivas de atuação na saúde pública são vastas e de grande relevância, pois em 1988, com a reforma na Constituição, foi instituído o Sistema Único de Saúde (SUS), que veio contribuir muito para a sociedade.
Então, na Farmácia em Saúde Pública, algumas áreas de trabalho desempenham um papel fundamental na preservação da saúde da população e na garantia da qualidade dos serviços de saúde, como:
- Vigilância em saúde;
- Assistência farmacêutica;
- Vigilância epidemiológica;
- Vigilância sanitária.
3. Cosmetologia e Estética
Especializada em profissionais farmacêuticos qualificados na área de estética e cosmética, essa vertente abrange a produção e controle de qualidade de produtos cosméticos e procedimentos relacionados ao bem-estar físico e mental dos pacientes.
Nesse sentido, as oportunidades de atuação incluem:
- Consultoria;
- Depilação a laser;
- Estética corporal;
- Estética facial;
- Estética pré e pós-cirúrgica;
- Massagem corporal;
- Terapia capilar e podologia.
4. Alimentação
Os farmacêuticos desempenham um papel fundamental no setor alimentício, respondendo à crescente demanda por alimentos de qualidade e visando a saúde da população.
Para isso, as possibilidades de trabalho estão dentro das áreas de:
- Controle de qualidade dos alimentos;
- Bromatologia;
- Melhoria dos alimentos;
- Armazenamento de alimentos e muitas outras opções.
5. Perícia Criminal
A rotina de trabalho para o farmacêutico especializado em perícia criminal varia dependendo do local de atuação, uma vez que os peritos farmacêuticos podem realizar análises toxicológicas e, em alguns casos, também serem aprovados em concursos públicos específicos.
No entanto, independente de onde forem trabalhar, todos esses profissionais devem ser especialistas em toxicologia e possuir conhecimentos técnicos específicos de sua área.
Suas habilidades técnicas são essenciais para a análise de laudos periciais e para a obtenção de informações conclusivas em investigações relacionadas a infrações criminais.
6. Farmácia Industrial
Consolidar uma carreira em indústrias farmacêuticas é uma opção popular para os farmacêuticos formados, pois essa profissão desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da população e controla a qualidade dos medicamentos que tratam uma variedade de doenças.
Portanto, os profissionais dessa área podem, entre outras coisas:
- Se especializar em pesquisas para desenvolver medicamentos mais eficazes;
- Verificar matérias-primas buscando as melhores;
- Supervisionar o transporte de componentes farmacêuticos.
Então, à medida que os alunos avançam em sua formação na Faculdade de Farmácia, é natural que desenvolvam afinidades em áreas de atuação específicas.
Se você se interessou pelo curso ou deseja obter mais informações sobre as possibilidades de carreira na Farmácia, visite a página de nossa faculdade de Farmácia ou confira nosso e-book abaixo!
Leia mais:
Farmacêutico: como é a profissão, onde estudar e mais!
A importância no oferecimento de cursos na área da saúde