A Odontologia é uma área do conhecimento que abre um leque de possibilidades. Em um ranking anual feito site U.S. News & World Report, a profissão de dentista foi eleita a melhor de 2017, considerando-se aspectos como remuneração e perspectivas de ascensão profissional.
Mas não apenas nos Estados Unidos o cenário mostra-se favorável.
Em território brasileiro, a média salarial de um dentista atinge R$ 3400, segundo o site Catho.
Destaca-se, ainda, o fato de que as oportunidades nessa carreira são quase tão vastas como as áreas em que ele pode se especializar.
No post de hoje, você vai descobrir:
Ao longo da graduação, o aluno é capacitado para atuar em busca dos problemas bucais que acometem os pacientes.
Assim, o odontologista zela não somente pela integridade dos dentes e gengivas mas também doenças que acometem a língua e as bochechas.
Por outro lado, muitos egressos acabam começando a carreira atraídos pela estabilidade oferecida pelo serviço público. A crescente mobilização em torno da saúde bucal faz do dentista um profissional cada vez mais necessário em equipes multidisciplinares.
Além de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) e em unidades de pronto atendimento, o bacharel em odontologia pode integrar-se a equipes do “Saúde da Família” e “Brasil Sorridente”.
Após concluir o curso de Odontologia, você pode se tornar um clínico-geral, trabalhando na restauração e extração de dentes, seguida da posterior implantação de próteses.
Claro que não! Outro caminho possível é especializar-se em uma das áreas de atuação, tornando-se, por exemplo:
Mas há, ainda, atribuições mais específicas, como a Odontologia do Esporte, que visa manter a integridade da saúde bucal em atletas, para ajudá-los a alcançar o rendimento deles esperado.
Ao lado de Acupuntura e Homeopatia, essa especialidade foi recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Para ter acesso às melhores oportunidades, uma dica é prestar atenção às tendências do mercado. Destaca-se, por exemplo, o crescimento do setor de Odontologia Estética, que, em um intervalo de três anos, entre 2014 e 2017, registrou um salto de 300% na busca por tratamentos.
Com isso, o Brasil se torna o segundo país do mundo no qual as pessoas mais investem no embelezamento dos dentes, conforme revelam estatísticas da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).
O boom foi impulsionado pela evolução da tecnologia, que ajudou a popularizar, por exemplo, as chamadas lentes de porcelana, que destacam-se por sua espessura mais fina e por retardar o processo de desgaste dos dentes.
Mas vale um alerta para todos, mesmo para aqueles cuja perspectiva de carreira é outra: para ter acesso às melhores oportunidades na área de Odontologia, invista em qualificação sempre.
Viu só como a conclusão do curso de Odontologia é o passaporte para muitas oportunidades? Acesse o menu ao lado e pegue seu e-book: ele traz uma coletânea das principais informações sobre essa graduação!
Leia também:
Como é a faculdade de Odontologia?
Conheça as principais áreas da odontologia
A importância no oferecimento de cursos na área da saúde